2009-05-08

Entrevista - "Banda ilícita" Lança 1° Disco...

selmer - O título do disco da banda “ 11:45 ” tem esse lance da numerologia que está relacionado à questão de sorte também..Como surgiu esse título para o 1 ° disco da banda ilícita?

NANYEntão, foi assim... Ano passado antes da gente decidir gravar o nosso disco, o Du Zakai da banda Akidawana que, também é o nosso produtor nos incentivou a ir pro estúdio.Na verdade ele empurrou todo mundo pro estúdio, tipo! Puta que o pariu...Entra logo pro estúdio pra gravar esse cd, entendeu! Temos muito que agradecer a ele pelo incentivo e pelo apoio. Aí começamos a gravar. Até então não tínhamos um nome pro disco.Pensamos em várias opções do tipo: Coelho Branco, Fantasia e Mais sobre nós.
GAIO – Pensamos em colocar Mais sobre nós porque é o nome da nossa música mais conhecida e, pelo fato de ter muito a ver com a banda também.Depois surgiu a questão da numerologia que a Nany vai explicar melhor.
NANYPensei no n° 11 que é um número de sorte.Olhei pro relógio da cozinha e estava marcando 11:11 h. Então ficaria 11:11 o título do disco.Só que na mesma semana eu vi uma entrevista no programa scrapt da MTV falando de uma artista Brasileira que estava lançando um cd em Londres com esse nome. Liguei pros meninos e disse já era, não vai rolar...Mas aí tinha também a questão do disco que tinha 11 músicas num total de 45 minutos.Que somando 1+1+4+5=11.E mais a questão do ano calendário de 2+0+0+9=11. E nisso o tempo foi passando... Quando eu vi era 11:45. Aí decidimos que o nome do disco ficaria 11:45.


selmer - A Banda estréia o disco novo com músicas inéditas, você Nany numa nova fase, fazendo arranjos no piano, além de ser a vocalista da banda.Fale sobre as músicas novas e Por que só agora você começou a usar o piano nas músicas?

NANYEu sempre toquei piano.Mas eu tinha vergonha.Eu não conseguia cantar e tocar ao mesmo tempo.Até que um dia eu acordei, fiquei ensaiando...Ensaiando até conseguir cantar e tocar piano ao mesmo tempo.Um amigo meu me enviou por Orkut o nome de uma banda da Califórnia com influência Britânica chamada “Fine Frenzy”.Quando eu comecei a ouvir pensei, Putz! Pra mim é a melhor Banda da atualidade.A influência dessa banda eu trouxe pro ilícita. Os arranjos que eu faço no piano são bem simples.Na verdade é mais pra dar confiança na hora de subir ao palco pra tocar.Quanto às músicas novas, a gente sempre pegou o coldplay como referência por ter um lance mais calmo, que usa pouca distorção, ter um som mais leve, enfim...Só que algumas músicas como, por exemplo: Olhos de Sinatra, Sentença, Se eu puder continuar acabaram ficando com um estilo meio muse.


GAIO - Foi mais pro lado dos strokers.Talvez um lance mais divertido.Se eu puder continuar já tem uma levada diferente, uma letra bacana pra não ficar uma coisa muito igual entre as canções.

NANYÉ engraçado a história da música Sentença. A princípio era só violão e voz. Faltava ainda uma música pra completar o cd.O Loo enviou essa música pro Gaio, nosso baixista.Tempos depois o Gaio ligou e disse: “Meu, vocês não tem noção do que fiz com essa música”.A princípio a banda não queria a música, mas o Gaio insistiu dizendo: “Calma gente, vamos ouvir... Calma!”. Aí ele chegou com a música com o baixo distorcido, efeitos de guitarra.(A banda imita os efeitos de guitarra) Pensamos depois de ouvir, nossa ficou muito boa!
GAIO – O que eu fiz foi compor o baixo em cima da melodia da voz.Depois a banda fez os arranjos de bateria misturando outras sonoridades.E aí a música acabou indo pro cd.Eu adorei ter feito isso!

selmer – A banda tem um público legal que acompanha os shows, tem um visual diferente, o cd ta quase pronto, tem um material circulando pela Internet.Resumindo, A Banda ilícita ta pronta pra entrar no mercado!

NANY A gente ta terminando de mixar o nosso cd.Já ta rolando na Internet.Começamos a trabalhar com um Produtor de São Paulo que trabalha com a Arsenal Music e Universal também. E foi exatamente isso que ele falou.Que estamos prontos pra entrar no mercado porque visualmente ta legal, as músicas são boas, as letras são excelentes e muito boas pra ouvir.Ta perfeito!O que falta na opinião dele é a gente bombar na Internet.E é exatamente isso que ele vai nos ajudar.A partir daí fica mais fácil conseguir um empresário.O papel do empresário é diferente do Produtor.O produtor produz.Enquanto o Empresário banca financeiramente a Banda.

GAIO – Esse tipo de reconhecimento é legal pra caramba.Ainda mais agora que temos o cd. É gratificante porque dá muito trabalho mesmo! Tem sempre esse lance de tachar o músico.Dizer que músico só trabalha final de semana.Na verdade a gente trabalha a semana inteira.Gravando no estúdio, fazendo contato.Às vezes o pessoal envia mensagens dizendo que adora o som da gente.Parece algo simples, mas na verdade deixa a gente super feliz, feliz mesmo!E acaba dando um gás novo pra banda.

selmer – Nany conversamos há quase um ano atrás sobre a sua voz.Eu fiz algumas críticas que, a meu ver foram bem aceitas porque ouvindo a nova versão de Mais sobre nós dá pra perceber que ta com uma pegada diferente.

(Gaio pede pra responder)

GAIO – Vou responder com toda sinceridade do mundo.Nada mais foi que pegar no pé.Chegamos nela e falamos: É o seguinte nany, todo mundo treina, fica em casa estudando as músicas.E você vai ficar na porra da sua casa, estudando a porra das músicas.Pegamos no pé dela porque graças a Deus a gente tem essa liberdade de falar um com o outro e, cobrar.A nany ta estudando as músicas, tocando piano.Por isso talvez esteja com essa diferença.
NANYTem também a questão da auto-estima.Eu tive um filho e engordei muito.Eu me sentia muito mal.(Mas ta gatona agora!) GAIO – A verdade é que eu tenho namorada porque o sonho dos pais da nany era me ter como genro...(Voz da nany de fundo..) MENTIRA!!!...RISOS GERAL....
NANY Então...Aí eu acabei passando um processo meio mal dentro da banda.Tanto é que os meninos me ajudaram muito.Quando o Juninho (Du Zacai) chegou ele disse: “ Eu te conhecia de outra forma. Você caia no chão, pulava do palco. Que aconteceu? Você não canta direito, parece que morta em cima do palco.” Aí eu disse a ele que a minha auto-estima estava baixa porque eu tinha engordado.Então ele me incentivou a emagrecer.E é isso que eu to fazendo.Quando você ta em cima do palco o público ta te observando, te analisando. Reparando mesmo! Mas agora eu to bem. Isso reflete numa boa performance em cima do palco.

selmer - O som que vocês fazem tem muitas influências de bandas consagradas. Mas nem por isso a música de vocês deixa de ter uma autenticidade.Como funciona essa diferenciação entre a originalidade e a copia?

LOO – Nesse disco cara, o que eu posso dizer é que todo mundo quer uma banda que seja autentica.A banda ainda tem muita coisa pra aprender.E somos bastante humildes pra assumir isso.Mas uma coisa que não se pode negar nesse disco é que está consolidado como o disco em que produzimos muitas coisas da banda. Todas as músicas tiveram um carinho especial.E todas as músicas têm alguma coisa pra dizer, entendeu!Quando a gente toca as músicas, independente se é a mais animadinha como, por exemplo, Olhos de Sinatra ou Medo dos meus planos que é mais pensativa.Todas as músicas têm elementos que acrescentam pra gente.E quando a gente acredita no que faz as pessoas acabam sentindo também.Essa é a intenção.Não querendo comparar a gente a ninguém que já ídolo né cara, mas a melhor coisa pruma banda é alguém ouvir a sua música e entender de uma forma só dela, saco! Tipo, você faz a música dentro da sua realidade, mas de forma universal onde cada pessoa interpreta a sua maneira.E se a gente conseguir isso com esse disco eu já vou estar satisfeito. Referente às influências, Cada um da banda tem o seu gosto pessoal.Por exemplo, a Nany gosta muito de Muse, até por isso ta tocando teclado e piano agora.Na verdade ter influência não quer dizer que você ta fazendo algo parecido.Quer dizer que aquela banda que você gosta te faz ter inspiração pra pensar em alguma coisa. É dessa forma que a inspiração funciona.Eu gosto to U2.Claro, eu não consigo fazer coisas iguais ao U2.Mas essa banda me faz pensar coisas boas pra acrescentar na ilícita.O Niltinho gosta de Red Rot chili Peppers e Strokers.Então acaba entrando essa referência nos arranjos também. É assim!...O problema é quando a pessoa tenta imitar.Aí não rola.

selmer – Bondesan, você tocava Batera na banda Hollywood suicide que tem uma pegada bem diferente em relação à Banda ilícita.O que te fez trocar de banda?


David BONDESAN – A banda antiga tocava mais Rock and Roll.Com eles eu sempre toquei mais Covers, tipo: Led Zeppelin, Queen, Guns N’ Roses.Eu já conhecia os caras.Fiz alguns free lances e sempre tive um respeito enorme pela banda e sou fã.Quando o pessoal da ilícita me chamou pra fazer um show acústico era o dia do meu aniversário.De cara eu curti e pude colocar as minhas influências.O que mudou até agora pra mim é que eu cresci muito como músico porque eu to junto de músicos que tem, cada um, uma pegada diferente.Eles me ensinam muitas coisas.Na verdade eu to virando um pouco Inglês também ( rsrsrsrs..) por causa do estilo da banda.Ta sendo um prazer ta vestindo a camisa da ilícita.E, eu não teria aceitado se eu visse que eles não tocam com o coração.Porque na verdade ta no sangue.Pra mim tem também esse lance de estar lutando por um lugar ao sol no cenário das bandas.To muito contente com a banda.(E você foi elogiado por um grande músico daqui que disse que você ta arrebentando na batera) Nossa...Que beleza! Na verdade quando eu entrei peguei o trabalho pronto de outros bateristas que passaram pela banda.Eu não quis mudar o que já tava.Apenas acrescentei algumas coisas das minhas influências.A base continua.O mérito é de todos, sem distinção...





NILTINHO – O que conta na verdade é a energia que ele passou pras músicas.Tem uma identidade dele.

LOO – "O David é o melhor baterista de São Jose! Pronto, falei..."

David Bondesan – Aproveitando o espaço, queremos agradecer a todos que nos apóiam.Ajudam a gente.Sem toda essa galera a Banda ilícita não chegaria a lugar nenhum. Então, muito Obrigado mesmo!.
Ficha Técnica:
  • Nany Oliveira(vocais, violao, piano)
  • Loo Felix(guitarra, violao)
  • Nil Yorke (guitarra de efeito, violao)
  • Gaio Gautier (baixo)
  • David Bondesan(baterista).

Contatos: (12) - 9131 933312 - 39132706

www.purevolume.com/newilicita

http://www.tudosobreilicita.blogspot.com/

Um comentário:

Niltinho disse...

valeu selmer, ficou show de bola mesmo..
se puder arrumar a numerologia...pra gente, cara, faz esse favor se tiver como. na verdade é 1+1+4+5=11 e 2+0+0+9=11
abraço!